Visitas ao recém nascido...e à mamã
- Té Carapinha
- 2 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Vai visitar um recém nascido?Gostaria de partilhar convosco alguns tópicos a ter em conta:
* Não apareçam de surpresa, pois os pais podem estar a descansar ou num momento de maminha, ou simplesmente não estarem com disposição para receber visitas,
* Não visite se estiver doente, mesmo que seja apenas aquela virose leve e passageira,
* Não beije as mãos ou as bochechas do bebé
* Não tire fotos sem pedir consentimento
* Não pegue o bebé no colo sem consentimento
* A visita deve ser breve mas se vai para lanchar, leve um bolinho e ofereça-se para fazer o chá
*A mamã está cansada e deve guardar energias para cuidar do bebé, pode aproveitar a sua visita para ajudar a estender uma roupa, lavar a loiça ou varrer o chão
* Não sabe o que oferecer? Ofereça uma marmita de comida confecionada, a mamã agradece.
Certamente estão a olhar para estes tópicos e a pensar "Chiça, mais vale nem lá ir". Certamente os recém papás terão todo o gosto em receber os amigos e família, no entanto muitas vezes (ou na maioria das vezes) as pessoas esquecem-se que há um bebé que acabou de nascer mas há também uma mãe que que precisa de cuidados para poder cuidar.
Este é o meu terceiro filho por isso e diz-me a experiência que muitas vezes nos desdobramos para agradar quem nos visita, pois gostamos de ter um bolinho feito, um cházinho...e por vezes até jantar. Neste momento é a mãe que precisa ser cuidada e não estar preocupada em cuidar de quem vem. Muitas vezes mal conseguimos estar de pé mas temos uma enorme dificuldade em aceitar ajuda, o que eu acho um tremendo erro. Não vejo mal nenhum que aquela amiga que nos é tão próxima possa estender-nos uma roupa, que para ela é um trabalho de 5 minutos e para nós um alivio tremendo.
As primeiras semanas com um recém nascido em casa são de adaptação para toda a família e especialmente para este novo ser que agora se está a ambientar a este novo mundo. A sua pele é extremamente sensível e os cuidados com a higiene e os odores fortes devem ser redobrados.
Certamente quem já foi mãe compreende bem o que aqui escrevo, pois oiço tantos desabafos de situação que foram do seu desagrado e pergunto-me porque é que simplesmente não somos sinceras e honestas no que toca ao nosso espaço?! Por receio de ser mal educadas? De ferir suscetibilidades? Da tia Francisca ficar ofendida ou da amiga levar a mal? Quantas mães no final da gravidez já começam a ficar ansiosas com o inicio das visitas? Este é o nosso momento, é o nosso ninho. Quem vem é bem vindo e temos todo o gosto em receber mas ...com algumas regras.
Comentarios