Tanta (des) informação
- Té Carapinha
- 20 de jul. de 2019
- 1 min de leitura
Já perdi a conta ao número de vezes que li posts nas rede sociais sobre leite fraco. Recém mamãs, normalmente de primeira viagem que se queixam que o seu leite não alimenta o bebé.
E o que é que as leva a concluir isso?
O bebé quer estar sempre na maminha.
Partem imediatamente do princípio que o bebé tem fome.
Para constatar que o bebé não se está a alimentar adequadamente é necessário avaliar vários factores, de entre os quais, se está a ganhar peso ou se faz uma boa pega.
Quando o bebé nasce, o seu mundo é a mãe. É natural que só se sinta confortável no aconchego da maminha. Mama não é apenas sinónimo de alimento, mama é calor humano, segurança, mimo, conforto. O ideal é que o bebé mame em livre demanda e é natural que passe a maior parte do tempo ao colo.
Não deveria este, ser um tema abordado nas aulas de preparação para o parto? Não deveria ser um assunto esclarecido na maternidade antes dos pais regressarem a casa com o bebé?
É lamentável a falta de apoio no pós parto no que toca a esta área (e não só).
Mamãs que me lêem, por favor em caso de dúvidas contactem uma CAM (Conselheira de Aleitamento Materno), uma enfermeira, falem com uma Doula, procurem informação válida. Não corram para grupos de mães onde cada uma joga um palpite ao ar.

Commentaires